Julho

29/07/17

 

 Programa de Exercício Físico para o Idoso

 

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e irreversível de grande impacto nas estruturas sociais, políticas, econômicas e culturais. Este fenômeno vem ocasionando uma imensa diversidade de necessidades sociais e de saúde, nos mais diferentes contextos. Estudos demográficos prevêem aproximadamente 33 milhões de indivíduos com mais de 60 anos no nosso país em 2025, ano em que Brasil ocupará a sexta posição no ranking mundial em número de idosos. No Rio Grande do Sul a população de indivíduos acima de 60 anos é de aproximadamente 2 milhões. Considerando que a saúde do idoso está amplamente relacionada com hábitos de vida e nível de atividade física tem se assistido uma evolução gradual de programas direcionados a promoção e prevenção da saúde da pessoa idosa e junto a isto uma necessidade em capacitar profissionais da saúde a estarem aptos para desenvolverem práticas de atividade física que estejam adequadas e atendam as características e necessidades da população idosa.
Objetivos de trabalho:
- Atuar na prevenção e promoção da aptidão física funcional e do funcionamento cognitivo das pessoas idosas;
- Promover a auto-estima, o sócio-emocional e relacional entre os participantes idosos;
- Promover a oportunidade de participação, adequabilidade e segurança em programa de exercício para idosos;
- Através da proposta de exercício físico obter efeitos reais sobre a saúde dos participantes idosos;
- Orientação para escolha de atividades e exercícios para um programa direcionado ao idoso;
- Orientação para avaliação física funcional no idoso;
- Orientação para elaboração de programa de exercício para o idoso.
Cronograma:
⦁    Teórico/Manhã Fundamentação Teórica: - Envelhecimento e Perca da Adaptabilidade Funcional - A adaptabilidade funcional no envelhecimento do contexto científico à prática
⦁    Teórico e Prática/ Tarde - Senior Fitness Test (bateria de avaliação física funcional) - Proposta de programa de exercícios para o idoso - Vivência de Sessão de Exercícios.



Dra. Clarissa Biehl Printes

Horário: 8h30 as 17h30

Local: Rua Felicissimo de Azevedo, 1243- Porto Alegre

30/07/17
 
Avaliação Funcional

 

 A Avaliação Funcional é uma forma de avaliação que busca a triagem do movimento com objetivo de identificar se há possíveis disfunções musculares, as quais são provenientes de alterações da mobilidade, estabilidade e/ou coordenação podendo gerar assimetrias e futuras lesões. 
O Objetivo deste curso é trazer o entendimento dos componentes que são analisados na avaliação funcional, como interferem no movimento e suas limitações decorrentes da individualidade do ser humano. Além de determinar os exercícios mais apropriados para cada cliente. 
Cronograma:
⦁    Objetivo da Avaliação Funcional;
⦁    Limitações;
⦁    Avaliações utilizadas;
⦁    Estudos realizados; 
⦁    Mobilidade/estabilidade/coordenação;
⦁    Interpretação da AF;
⦁    Prescrição de exercícios;
⦁    Discussões.

 

 Prof. Esp.Raul Heinrich

Horário: 8h30 as 17h30

Local: Rua Felicíssimo de Azevedo, 1243- Porto Alegre